O Onlyfans é uma rede social que surgiu em 2016 e desde então não para de crescer. Atualmente já conta com mais de 100 milhões de usuários e, não raro, vemos notícias de celebridades e até pessoas comuns que estão faturando muito nesta plataforma.
Assim como existem pessoas que faturam milhões, existem outras que não conseguem faturar o suficiente e acabam se frustrando. Então hoje falaremos alguns dos erros mais comuns cometidos por modelos que usam o Onlyfans e que podem estar te impedindo de ganhar mais dinheiro.
Não ligar a mensagem de boas vindas
O Onlyfans tem uma opção chamada “welcome message”, ou mensagem de boas vindas em português. Se esta opção estiver ativada, quando um fã assinar sua conta ele automaticamente receberá sua welcome message inbox.
Esta é uma ótima oportunidade para você se conectar com seu novo seguidor e, além das boas vindas, já aproveitar para falar um pouco mais do que você oferece.
Isto porque as modelos mais bem sucedidas na plataforma faturam não apenas com a venda das assinaturas, mas também oferecendo um conteúdo customizado ou até mesmo cobrando para conversar com seus fãs.
Então se ainda não criou sua mensagem de boas vindas, sugerimos que o faça.
Não ter uma conta free ou grupo no telegram
Certa vez fizeram um estudo com algumas lojas. Em metade das lojas quando um possível cliente entrava o vendedor oferecia a ele um bombom como cortesia, e a outra metade das lojas o vendedor não ofereceria nada. Adivinha quais lojas fizeram mais vendas? Se você respondeu as que ofereciam o bombom, acertou.
Isso é conhecido no marketing como gatilho mental da reciprocidade. Quando ganhamos algo de graça, ficamos mais suscetíveis a retribuir o gesto. Afinal, ganhar algo de graça e não retribuir acaba causando algum tipo de desconforto.
A explicação para isto é que desde os tempos antigos da humanidade os seres humanos que cooperavam uns com os outros tinham mais chances de sobreviver. Assim esses genes foram passados adiante, de tal forma que isso hoje faz parte da nossa natureza.
“Então quer dizer que devo distribuir chocolates para meus seguidores e assim vou conseguir vender mais Onlyfans?”
Calma, não é bem isso. Se você vende conteúdo exclusivo para sua audiência, pode passar a oferecer uma amostra grátis a seus seguidores. Pode ser por meio de uma conta free no Onlyfans ou até mesmo um canal no Telegram.
Esta é uma forma mais moderna de se fazer marketing. Antigamente até funcionava apenas anunciar que estava vendendo algo. Hoje, usando a mesma lógica do bombom, você precisa fazer com que as pessoas “entrem na sua loja” antes de de fato considerar comprar algo.
Quando alguém assinar sua conta free ou entrar para seu grupo do Telegram, isso é considerado uma conversão e esta pessoa está um passo mais perto de comprar algo seu. Desta forma o objetivo então é estruturar seu marketing em 3 etapas:
Tráfego
De onde essas pessoas virão? Onde você vai divulgar seu conta free ou grupo do telegram? Já falamos sobre isso em outro texto, acesse por aqui.
Conversão
A partir do momento que seu seguidor está dentro do seu grupo do telegram ou assina seu Onlyfans free, você pode considerar uma conversão. Agora você tem o contato direto desta pessoa e por ela já ter demonstrado interesse em seu conteúdo, é muito mais fácil que ela compre algo seu.
Venda
Nesta etapa as vendas começam acontecer com mais facilidade, pois você pode oferecer promoções diretamente para quem já está interessado em assinar seu conteúdo.
Isso funciona melhor pois, pensa um pouco: a pessoa já te conhece, já te deu autorização para entrar em contato com ela ao assinar seu Onlyfans free ou canal do Telegram. Ela já quer comprar de você. As chances de suas promoções funcionarem para estas pessoas é muito maior. E isso nos leva ao próximo tópico:
Não fazer promoções
Uma das ferramentas mais legais do Onlyfans é que ele te possibilita fazer promoções. E quanto melhor você fizer seu marketing mais suas promoções irão te trazer resultado. Afinal, quem não gosta de um descontinho, né?!
Então se você ainda não faz promoções, aconselho rever sua estratégia e de repente começar a fazer alguns testes. Por exemplo: você pode liberar um desconto de X% para uma determinada quantidade de assinaturas e ver no que dá.
Você vai vender a assinatura do seu Onlyfans mais barato no primeiro mês mas a partir do segundo, se a pessoa gostar do seu conteúdo, ela continua pelo preço normal.
Baixa frequência de postagem
Este é um erro que você jamais pode cometer se quiser alcançar popularidade e faturar cada vez mais na internet. E não me refiro apenas ao Onlyfans, mas sim as redes mais comuns como Instagram, Twitter, Tik Tok, etc…
Como criadora de conteúdo, você precisa estar sempre produzindo e alimentando suas redes. Não precisa fazer isso para todas das redes que existem. Escolha, além do Onlyfans, pelo menos duas que você mais curte e tente manter uma boa frequência de postagem nelas. Afinal, já dizia o poeta, quem não é visto não é lembrado.
Percebe como na estratégia que mostramos acima o marketing funciona como um funil? Na etapa “Tráfego” é onde você tem mais alcance, ou seja, pelo instagram, twitter, tiktok, etc.
Felizmente, muitas plataformas permitem que você agende as publicações. Você pode tirar um dia apenas para produzir e no outro agendar postagem do seu conteúdo por pelo menos uma semana. Isso vai te dar menos trabalho do que ter de repetir este processo todo santo dia.
Ao convidar seus seguidores para acessar seu Onlyfans free ou seu canal do Telegram de forma totalmente gratuita, pessoas que estão realmente interessadas em seu conteúdo irá assinar. E por sua vez, na terceira etapa é onde ocorrem as vendas.
Então não adianta postar de vez em quando nas suas redes. Você precisa desenvolver um método de produção e distribuição de conteúdo e fazer isso de forma constante e oferecer promoções na etapa certa do funil.
Não dar atenção a seus fãs
Acredito que já deu pra sacar como tudo funciona. Se você trabalhar bem todas as etapas da estratégia, com o tempo seus resultados virão.
Mas tão importante quanto atrair seguidores e gerar conversões e vendas, é manter um bom relacionamento com seus fãs. Eles são seus clientes e um negócio sem clientes, adivinha? Não é um negócio pois simplesmente não existe.
Se você ainda não tem uma grande audiência precisa dar atenção desde seus seguidores das redes sociais até os que compram algo de você. Com o tempo e aumento da sua audiência fica um pouco difícil fazer isso, aí é o momento para você cobrar pela sua atenção, afinal você é uma só.
Até que esse dia não chegue, nada de ficar se fazendo de estrelinha. Trate bem seus fãs/seguidores e eles com certeza irão ficar contigo por mais tempo. Então não cometa o erro de não dar atenção sempre que possível.
Violar os termos de uso
Recentemente fizemos um post aqui para o blog sobre as atualizações os termos de uso do Onlyfans. De uns tempos pra cá a plataforma vem endurecendo suas regras e você como usuária desta rede precisa se manter atualizada.
Coisas básicas como não usar músicas que contenham copyright em seus vídeos até pessoas aparecerem em seu material sem que tenham lhe dado permissão, são violações que podem te trazer problemas.
Então gaste um tempinho lendo os termos para que você não cometa erros que podem te tirar do jogo.
Considerações finais
O Onlyfans é uma plataforma muito rentável e se você já vende seu conteúdo mas não está tendo o resultado que esperava, calma. Só por você ter lido até aqui já demonstra que você está se esforçando e se você persistir os resultados virão.
Aqui na agência temos um curso gratuito onde explicamos melhor nosso método. Se você quer de verdade elevar o nível do seu trabalho, considere se inscrever clicando aqui.
Qualquer dúvida que tenha surgido comente abaixo. Até a próxima.