Ganhar dinheiro vendendo conteúdo explícito on-line nunca foi tão fácil como é hoje. Existe uma variedade enorme de plataformas que são amigáveis a conteúdo adulto, e você pode faturar com aqueles nudes que, de qualquer forma, já enviaria de graça.
E o Onlyfans é uma destas plataformas e a que mais tem crescido em popularidade. Desde que foi lançada, em 2016, tem sido adotado não somente por modelos e artistas que trabalham com conteúdo adulto, mas também por pessoas famosas, como a atriz da Disney Bella Thorne e os músicos Tyga, Card B e Anitta.
Em maio de 2021 a plataforma foi citada pela revista Time como uma das empresas mais influentes do mundo e revelou que já conta atualmente com mais 120 Milhões de usuários (escrevo em junho de 2021).
Então neste artigo iremos abordar como você pode usar o Onlyfans para faturar em dólar vendendo seu conteúdo adulto de forma criativa e mais profissional.
Mas antes, vamos do começo:
O que é Onlyfans?
Onlyfans é uma rede social como várias outras que existem por aí. É bem parecido com o Facebook, Twitter e Instagram. A diferença é que no Onlyfans os usuários precisam pagar para poder ver o que é postado pelos criadores de conteúdo.
Você consegue acessar o perfil de qualquer artista que você é fã, mas irá conseguir ver o que ele posta somente se você pagar pela assinatura mensal.
Fizemos um texto explicando certinho com detalhes o que é a plataforma e você pode acessar clicando aqui.
Agora você deve estar se perguntando, porque pagar para seguir alguém sendo que no Instagram, por exemplo, você pode fazer isso de graça?
Porque as pessoas pagam para acessar o Onlyfans?
Apesar do Onlyfans ser conhecido como uma plataforma para venda de conteúdo adulto, inicialmente o foco não era este. A plataforma pode ser usada por qualquer profissional, desde personais trainers, blogueiros, chefs gastronômicos até artistas e músicos que desejam monetizar sua audiência entregando um conteúdo exclusivo.
Antes do Onlyfans já existiam outras redes que faziam isso, como o Patreon por exemplo. Mas um tempo atrás esta mesma plataforma proibiu a venda de conteúdo adulto. O Instagram que tecnicamente só permite “nudez em fotos de pintura e esculturas”, o Facebook que também só permite nudez “como uma forma de protesto para aumentar a conscientização sobre uma causa”, o Onlyfans permite que seus usuários postem o que eles quiserem, como fotos e vídeos com nudez total.
Isso acabou sendo de grande ajuda e tem se tornado uma fonte de renda importante para muitos criadores de conteúdo adulto. Pois é possível manter um certo nível de privacidade quando você usa uma rede que as pessoas precisam pagar para acessar.
E em contrapartida os usuários podem ter acesso aos seus produtores de conteúdo favoritos e ver seus melhores trabalhos ao invés de assistir um porno qualquer on-line, que pode ter sido feito por produtoras que exploram e abusam de seus atores, como não raro vemos acontecendo por aí.
Como começar no Onlyfans (como criador de conteúdo)
Começar no Onlyfans é relativamente simples, fácil, rápido e não custa nada. A seguir alguns passos que você precisa seguir:
Crie uma conta
Uma vez que se está no site do Onlyfans, você tem as opções de assinar com o Twitter ou com o email.
Se você já tem uma conta no Twitter estabelecida, esta é a melhor opção, pois você já pode usá-lo para convidar seus seguidores para experimentar seu conteúdo exclusivo.
No entanto se este não é o caso, você pode usar seu email para se inscrever. Nós recomendamos que você crie um email somente para sua conta do Onlyfans. Evite usar algum outro que você já tenha para sua própria segurança.
Assim que tiver terminado, você receberá um email do Onlyfans pedindo para você confirmar seu endereço de email.
Em raras situações demora entre 5-10 minutos o email chegar. Se isso acontecer, verifique sua caixa de spam.
Configurando seu perfil
Com seu email confirmado, você já pode configurar o seu perfil. Aqui você deve colocar sua foto de perfil, sua foto de capa e escrever um pouco mais sobre você em sua bio.
Para as fotos, não é permitido nudez na capa e nem na foto de perfil. Na sua bio você pode falar um pouco sobre você, de onde você é (caso queira) e o que você irá oferecer aos seus fãs.
Você também pode adicionar sua lista de desejos da Amazon, caso tenha uma, e também conectar sua conta do Spotfy.
Adicionando sua conta bancária
Uma vez que seu perfil está com a sua cara, note que para definir o preço da sua assinatura você vai precisar adicionar seu banco clicando no link onde diz “add a bank account” ou “adicionar uma contabancária…”.
Aqui você precisa informar qual o seu país de residência (note que você não poderá mudar depois, então tenha isso em mente) como também precisa confirmar que você é maior de 18 anos.
Também será necessário preencher todo o formulário com mais detalhes pessoais e anexar uma foto do seu documento, que pode ser seu RG, CNH ou passaporte. Isso serve para provar que você tem a idade legal para estar presente na plataforma.
E é nesta etapa que você precisa marcar se vai disponibilizar conteúdo adulto em seu perfil. Se sim, não esqueça de marcar.
Aqui é onde temos notado que a galera tem mais dificuldade. Por isso, vamos deixar abaixo nosso vídeo com algumas dicas e você também pode acessar o post completo clicando aqui.
Definindo o valor da sua assinatura
Uma vez que você já está com seu perfil aprovado e configurado, chegou a hora de definir o valor da sua assinatura. Isso está completamente em suas mãos e é você que deve escolher quanto irá cobrar pelo acesso ao seu perfil.
Portanto ao invés de colocar um valor qualquer, pense no que seria justo com seus fãs. Leve em consideração a qualidade do seu trabalho, quanto de experiência você tem criando conteúdo neste estilo e também a frequência que você pretende postar seu conteúdo exclusivo.
Em outro texto já falamos com mais detalhes sobre isso, caso queira se aprofundar, acesse por aqui.
Como o Onlyfans funciona?
Para um criador de conteúdo o Onlyfans é basicamente como qualquer outra rede social, tipo Instagram, Twitter ou Facebook. No entando o conteúdo postado por você só é desbloqueado mediante o pagamento da assinatura do seu perfil, pelo preço que é determinado por você.
Além do dinheiro das assinaturas que seus fãs pagarem para ter acesso à sua conta, você também pode faturar se comunicando com eles por meio de uma interface de troca de mensagens (PPM – pay per view message).
Ou seja, você envia algumas mensagens que só podem ser desbloqueadas mediante o pagamento, e se eles quiserem também podem mandar Tips (gorjetas) para você.
Da mesma forma, seu fã precisa ter um cartão de crédito ativo cadastrado na plataforma. Com apenas um toque em um botão ele desbloqueia o conteúdo caso queira.
Como divulgar seu Onlyfans
A forma mais eficaz de promover sua conta do Onlyfans é através de seus perfis nas redes sociais, blogs e websites.
Vamos falar um pouco disso:
Divulgando pelo Twitter
O Twitter é uma das maiores, e mais adult-friendly, redes sociais da atualidade.
É a rede perfeita para você postar algumas prévias dos trabalhos que você publica em seu Onlyfans e, além de ganhar mais seguidores, pode convidá-los para conhecer seu Onlyfans.
Então se você ainda não tem conta no Twitter, sugiro fortemente que crie uma.
Divulgando pelo Instagram
O Instagram é um lugar que você precisa promover de forma mais cuidadosa.
Há uma infinidade de relato de pessoas que tiveram suas contas banidas por estarem divulgando seu Onlyfans lá. É uma rede social que não é nem um pouco tolerante, então se for postar algum teaser ou algo que contenha poses sexualmente sugestivas, há grandes chances de você tomar ban.
Aposte mais em criar um conteúdo sexy sem apelar muito que acredito já ser suficiente para que seus fãs saibam sobre novos conteúdos que você estará postando em seu Onlyfans.
Quanto é possível ganhar com o Onlyfans?
Isso é um pouco relativo e difícil dizer, pois vai depender muito da quantidade de seguidores você tem em suas outras redes e da sua habilidade em criar e divulgar seu conteúdo.
Isso quer dizer que precisa ser famosa para faturar com Onlyfans? Definitivamente não! Você pode estar começando e assim já conseguir faturar um bom dinheiro nesta plataforma.
O mínimo que você pode cobrar na assinatura são $5. Mas como citado anteriormente, você também pode vender conteúdo customizado por mensagem, seus fãs podem te enviar gorjetas e você também pode cobrar por tempo para conversar com eles.
Além disso, o Onlyfans tem um programa de referência, onde você pode indicar pessoas para criar conta na plataforma com seu link e receber 5% do que eles faturarem pelo período de um ano.
Quais as vantagens de usar o Onlyfans para vender seus conteúdos?
Então vejamos quais as vantagens de você usar esta incrível plataforma para monetizar sua audiência:
Poder postar conteúdo sem restrição
Como falamos acima, redes como o Instagram e o facebook não toleram conteúdo +18 e podem banir sua conta sem nem te dizer o motivo.
Se você adora se exibir, fazer fotos e gravar vídeos o Onlyfans certamente é a rede para você fazer isso. Você vai encontrar algumas restrições apenas referentes a produzir conteúdo em locais públicos ou caso apareçam terceiros em seu material.
Já falamos sobre isso aqui, mas nem se compara com as regras do instagram, do facebook e de tantas outras redes por ai.
Ser sua própria chefe
Você vai estar no comando de tudo! Quanto cobrar na sua assinatura, o que você vai postar, como e quando irá produzir, e todos os aspectos que envolvem faturar sua grana por conta própria.
Seu resultado e a quantidade de dinheiro que você irá faturar vai depender muito do esforço que você irá empregar.
Privacidade
O Onlyfans oferece uma opção que você pode bloquear certos endereços de IP ou até mesmo um país inteiro.
Então se você não quiser que sua conta esteja aparente para o Brasil, por exemplo, você pode fazer isso.
Pirataria
Sabemos que isso é algo muito complicado quando se trata de internet. Mas o Onlyfans tem algumas medidas para proteger que seu conteúdo seja compartilhado por aí, como adicionar marca d’água de forma automática em seu material.
Não elimina o risco de seu conteúdo vazar mas esta politica te permite reportar conteúdos que estão sendo distribuidos sem sua autorização.
Dúvidas comuns
Aqui algumas das perguntas que mais recebemos em nossas redes:
Pode ficar anônimo no Onlyfans?
Sim, o Onlyfans permite que você permaneça anônima e outros usuários poderão ver apenas o que é disponibilizado de forma pública em seu perfil, como: foto de perfil, foto de capa, nome, nome de usuário, likes, fotos, vídeos e fãs (opcional) tem em sua conta.
Então as fotos precisam ser suas, mas você não precisa mostrar o rosto e pode usar seu nome artístico. E os posts, como já dito acima, só são desbloqueados mediante o pagamento do valor da sua assinatura.
O Onlyfans tem um App?
Não, para acessar o Onlyfans é apenas via navegador mesmo. Isso porque a Apple não permite em suas politicas a veiculação de conteúdo sexual ou pornográfico.
E mesmo se permitisse, as taxas cobradas podem acabar inviabilizando um app do Onlyfans, pois encarece as taxas tanto para os criadores quanto para a própria plataforma.
Precisa pagar para criar conta no Onlyfans?
Começar uma conta no Onlyfans é totalmente de graça e não precisa pagar nada. Só é cobrado uma taxa de 20% do que você faturar na plataforma. 80% fica pra você e o restante eles usam para custear os serviços da plataforma.
Como faz para sacar o dinheiro do Onlyfans?
Atualmente temos indicado o recebimento via Skrill. Fizemos um tutorial onde explica certinho como você pode sacar seu dinheiro, acesse por aqui.
Considerações finais
Como dissemos no inicio do texto, nunca foi tão fácil fazer dinheiro online vendendo seu conteúdo como é atualmente.
Neste post tentamos nos aprofundar e esclarecer as dúvidas mais comuns que tem chego até nós.
Caso você decida começar a usar o Onlyfans, aqui na agência temos um curso online de como você pode criar sua conta no Onlyfans e configurá-la de forma otimizada para faturar ainda mais. Acesse aqui e se inscreva, é totalmente em vídeo e gratuito.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira contribuir com o texto, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima.